Salmonela e intoxicação alimentar
Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Salmonela e intoxicação alimentar. Consulte especialistas qualificados em Gastroenterologia, Infectologia.
O que é a salmonela? Salmonella é um tipo de bactéria. Aparece nas aves, ovos, leite não pasteurizado e carne e água. Além disso, alguns animais, como as tartarugas e aves, pode carregar as bactérias. Que tipo de infecção a salmonela produz? Bactérias Salmonella atacam o estômago e intestinos. Em casos graves, as bactérias entram no trato linfáticos, que transportam água e de proteína no sangue, e até mesmo sangue. As bactérias atacam todas as faixas etárias e ambos os sexos. Crianças, os idosos e os doentes estão em risco pois é uma doença mais grave do que o resto. Quais são os sintomas de intoxicação por salmonela? Os sintomas mais comuns são: Diarréia ou constipação Dor de cabeça Dores de estômago Náuseas e vômitos Febre Sangue nas fezes possível Quando as infecções não são sérias, tem menos sintomas (diarréia geralmente duas ou três vezes ao dia durante alguns dias). A maioria das infecções das salmonelas são curadas em 4-7 dias com tratamento de descanso e muitos líquidos. Uma infecção mais grave pode causar diarréia, cólicas estomacais e mal-estar geral. Nestes casos, o médico deve ser consultado, e pode necessitar de tratamento com antibióticos. Quando é que você tem que ver um médico? Se a diarréia durar mais de 24 horas Se a diarréia é freqüente e intensa Se as cólicas são muito dolorosas Se houver sangue nas fezes Se o paciente tem uma febre de 38C ou mais Quando os sinais de icterícia (amarelamento da pele ou dos olhos). Isso geralmente é indicativa de problemas no fígado ou ductos biliares (tubos que levam a bile do fígado para o intestino). Desidratação Quais são os riscos de desidratação? Se a diarréia e vômitos são comuns pode esvaziar o corpo de fluidos, sais e minerais próprios. A desidratação ocorre quando o paciente perde mais fluidos do que você tomar. Casos de desidratação deve sempre ser visto por um médico e pode ser muito perigoso em crianças e idosos. Sinais de desidratação incluem: Secura nas membranas mucosas da boca Pele seca e enrugada Sede intensa Urina escura Reduzido ou nenhum volume de urina Olhos secos sem lágrimas Fraqueza Como você pode evitar a salmonela? Uma boa higiene Garantir que os alimentos sejam devidamente cozidos Quais são as regras básicas para preparar os alimentos com higiene?
Lavar sempre as mãos com sabão após usar o banheiro e antes de cozinhar. Você tem que secar as mãos com uma toalha seca. Lave as mãos quando se deslocam na preparação de um alimento para outro tipo de alimento (como legumes em primeiro lugar, a carne, em seguida). Isso irá evitar a troca de bactérias entre os diferentes ingredientes. Lave os utensílios com sabão e água adequadamente antes de usá-los com outros alimentos. Isso também impede a troca de bactérias. Use tábuas de corte diferentes e facas para preparar alimentos diferentes. Mudar o pano de prato todos os dias. Você tem que lavar os panos em temperaturas de pelo menos 60 C. Armazenar alimentos na geladeira. Carnes, aves e peixes não podem permanecer sem refrigeração por longos períodos. Como cozinhar os alimentos para prevenir a infecção de salmonela? O único método eficaz de matar bactérias é com o calor. Por esta razão, é essencial para cozinhar bem os alimentos. Bem cozidos ou cozidos de aves. Cozinhar commpletamente ou ferver a carne. Na maioria dos ovos as salmonelas estão só na casca assim que deve ser escaldado em água fervente por cinco segundos antes do uso. Nunca quebrar um ovo cru em uma panela em que existem outros alimentos. Use uma faca para quebrar a casca do ovo.