Infecções por lentivirus
Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Infecções por lentivirus. Consulte especialistas qualificados em Alergia e imunologia, Infectologia.
O que é Infecções por Lentivirus?
As infecções por lentivirus referem-se a um grupo de doenças virais causadas por lentivírus, uma subfamília de retrovírus conhecidos por sua capacidade de persistir no organismo por longos períodos, muitas vezes causando doenças crônicas. Os lentivírus são conhecidos por infectarem células do sistema imunológico e nervoso, incluindo o vírus da imunodeficiência humana (HIV), responsável pela síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Além do HIV, alguns lentivírus podem afetar animais, como gatos (vírus da imunodeficiência felina - FIV) e macacos (vírus da imunodeficiência símia - SIV).
Sintomas
Os sintomas das infecções por lentivírus variam dependendo do tipo específico de lentivírus e do estágio da infecção. No caso do HIV, os sintomas iniciais podem incluir febre, dores musculares, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos. À medida que a infecção avança sem tratamento, pode levar à AIDS, caracterizada por uma imunodeficiência severa e o aparecimento de infecções oportunistas. Cada tipo de lentivírus causa um conjunto distinto de sintomas, muitas vezes relacionados ao enfraquecimento progressivo do sistema imunológico.
Tratamentos
O tratamento das infecções por lentivírus, como no caso do HIV, geralmente envolve o uso de Terapia Antirretroviral (TARV). Essa terapia não cura a infecção, mas ajuda a controlar a replicação do vírus, permitindo que os indivíduos mantenham uma qualidade de vida próxima ao normal. Em relação a outros lentivírus que afetam animais, podem ser utilizados tratamentos específicos, mas a prevenção através de vacinação, quando disponível, é geralmente o método mais eficaz de controle.
Prevenção
A prevenção das infecções por lentivírus humano, como o HIV, envolve práticas como uso de preservativos, realização de testes regulares, e, em alguns casos, profilaxia pré-exposição (PrEP) ou pós-exposição (PEP). Para lentivírus que afetam animais, a prevenção pode incluir a vacinação e a redução da exposição a outros animais infectados. Medidas de higiene e controle de natalidade em animais domésticos também contribuem para a prevenção.
Referências
- UNAIDS. Relatório Global sobre a AIDS.
- Organização Mundial da Saúde (OMS). Diretrizes sobre populações-chave e HIV.
- Centers for Disease Control and Prevention (CDC). HIV Basics.
- Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, Vol. 42, No. 3, "Feline Immunodeficiency Virus".