Infecções por cestóides
Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Infecções por cestóides. Consulte especialistas qualificados em Alergia e imunologia, Infectologia.
Infecções por Cestóides
O que é?
Infecções por cestóides, popularmente conhecidas como infecções por tênia, são causadas por parasitas da classe cestoda, que são vermes achatados. Esses parasitas geralmente se instalam no trato digestivo de seres humanos e animais. As principais cestóides que afetam os seres humanos incluem o Taenia solium, Taenia saginata e Diphyllobothrium latum. Contrair esses parasitas ocorre, na maioria das vezes, pela ingestão de carne mal cozida ou contaminada, água não tratada, ou por meio de contato com fezes de uma pessoa ou animal infectado.
Sintomas
Os sintomas de infecções por cestóides podem variar dependendo do tipo de tênia e da gravidade da infecção. Em muitos casos, as infecções podem ser assintomáticas no início. Porém, à medida que os parasitas se desenvolvem, os seguintes sintomas podem surgir:
- Dor abdominal
- Náuseas e vômitos
- Diarreia ou prisão de ventre
- Perda de apetite ou apetite aumentado
- Perda de peso involuntária
- Fadiga e fraqueza
- Segmentos de vermes visíveis nas fezes
Em casos mais raros e graves, as larvas podem migrar para outros órgãos, causando complicações sérias como cisticercose, que pode afetar o cérebro, olhos, e outras partes do corpo.
Tratamentos
O tratamento para infecções por cestóides geralmente envolve o uso de medicamentos antiparasitários. Os mais comuns são:
- Praziquantel: Eficaz contra várias espécies de tênias.
- Albendazol: Também utilizado para tratar a neurocisticercose.
- Niclosamida: Alternativa menos comum, também usada contra infecções por tênias.
Esses medicamentos são altamente eficazes e normalmente são prescritos por um profissional de saúde. Seguimento pode ser necessário para garantir que a infecção tenha sido completamente eliminada.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir infecções por cestóides é através de práticas higiênicas e alimentares adequadas:
- Cozinhe bem as carnes de porco, vaca e peixe.
- Congele as carnes a temperaturas adequadas antes de cozinhar, quando possível.
- Evite consumir carne crua ou mal cozida.
- Mantenha boas práticas de higiene, como lavar as mãos corretamente após usar o banheiro e antes de preparar alimentos.
- Evite consumir água de fontes possivelmente contaminadas.
Referências
- Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
- Artigos científicos e manuais de doenças parasitárias.
Consultar um profissional de saúde é sempre recomendado para o diagnóstico e tratamento adequado de quaisquer sintomas relacionados a infecções por parasitas.