Blue logo written in white helpsaude

Caxumba

Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Caxumba. Consulte especialistas qualificados em Infectologia, Medicina de família e comunidade, Urologia.

O que é caxumba? Caxumba é uma doença auto-limitada benigna caracterizada pela inflamação da glândula parótida, uma das glândulas que produzem saliva, que está localizada na frente da orelha. Glânduls produtoras de Saliva são três: as glândula submandibular, parótida e salivares. Que é germe responsável pela doença? Caxumba é uma doença contagiosa causada por um vírus da família paramixovírus que é resistente a baixas temperaturas, como tem sido visto, ele pode sobreviver vários meses até a -65 ° C. Caxumba é uma doença conhecida desde a Antiguidade, como uma das primeiras descrições  devidas a Hipócrates, o pai da medicina, no século V ac. Que grupo populacional é afetado com mais frequência? Caxumba é uma doença da infância e acomete principalmente crianças e adolescentes em idade escolar. Quando a infecção ocorre em adultos, é mais grave e mais complicações podem ocorrer. Por outro lado, é uma doença rara em crianças menores de um ano. Que áreas do mundo pode ter a doença?
É endémica em todo o mundo, ou seja, todas as partes do globo são afetadas pela infecção com este paramixovírus. A infecção pode ser vista em qualquer época do ano, mas tem sido observada com maior freqüência nos meses de janeiro e maio. Caxumba pode ocorrer em epidemias, especialmente em comunidades fechadas, como prisões, navios e quartéis militares. Quais são os sintomas da doença? Antes de descrever os sintomas e sinais clínicos da doença, é importante notar que aproximadamente um terço das pessoas infectadas com o vírus da caxumba desenvolve a doença, o que significa que os sintomas são inespecíficos e de modo claro o paciente é conhecido por ter tido a doença. A doença é caracterizada principalmente por um aumento no tamanho da glândula parótida, com dor na área. Desde que o vírus entra no nosso corpo até que os primeiros sintomas há um período de incubação variando de duas a três semanas, período durante o qual o paciente está infectado, mas não apresenta sintomas indicativos de infecção. Este período é seguido por outro caracterizado pela presença de sintomas específicos, que consiste em dor de cabeça, mal-estar e febre, o que geralmente ocorre após inflamação da glândula parótida. O inchaço atinge seu tamanho máximo dentro de dois ou três dias, causando um movimento para trás do pavilhão auricular. A inflamação geralmente afeta ambas as glândulas parótidas e em apenas 25% dos pacientes, o envolvimento é unilateral. Muitas vezes o paciente tem dificuldade para falar e mastigar, sendo muito característico que o consumo de frutas cítricas (limão, laranja) aumente o desconforto, uma vez que estimula a salivação. Cerca de uma semana após o início da inflamação, ela começa a desaparecer e logo o paciente está sem sintomas, e a glândula volta ao tamanho normal. Qual é o modo de transmissão da doença? O transmissor do vírus da caxumba é o homem, a via de infecção é a saliva, através da qual o vírus entra nas fossas nasais de pessoas saudáveis. A doença requer contato próximo para que o vírus seja transmitido, mais íntima do que a exigida pelo contágio de sarampo ou catapora, por exemplo. O pico de infecção ocorre imediatamente antes e logo no momento da inflamação da glândula parótida, o que significa que um paciente pode infectar outras pessoas quando ainda nem sabe que ainda vai ter a doença. Quais são as principais complicações da caxumba? Complicações da doença, como já referimos, são mais comuns em adultos.

As mais importantes são a pancreatite (inflamação do pâncreas), surdez (ocorre em 1 em 20.000 casos), encefalite (inflamação do cérebro, complicação grave que ocorre em 1 em cada 6.000 casos de caxumba), dor nas articulações, e provavelmente o mais conhecido epididimite e orquite. Epididimite é a inflamação do epidídimo, um pequeno tubo através do qual circulam os espermatozóides. Esta complicação ocorre em 20-30% dos pacientes após a puberdade. Os sintomas geralmente aparecem dentro de 15 dias após o início do inchaço da parótida, e o paciente tem um testículo aumentado e doloroso. Muitas vezes é uma preocupação para o paciente, embora seja importante notar que não produz impotência e a esterilidade é rara. Orquite é uma inflamação do testículo, e aparece em 30% dos adolescentes que sofrem de caxumba, a partir dos oito dias. Febre e inflamação dos testículos aparecem nos últimos 4 dias e em 13% dos casos, a fertilidade é afetada, mas a esterilidade absoluta é rara. O oforitis é a inflamação dos ovários, que ocorre em aproximadamente 5% das mulheres. Clinicamente se manifesta por febre e dor abdominal inferior, é raro produzir infertilidade, e é ainda mais rara que produza menopausa precoce.
Como você pode prevenir a doença? O principal método de prevenção é manter o paciente doente em isolamento, enquanto houver o inchaço das glândulas parótidas para evitar infectar pessoas saudáveis, embora deva ser lembrado que o vírus é eliminado na saliva dias antes poucos que o inchaço aparece . Em 1967 foi vendido pela primeira vez uma vacina eficaz contra o vírus da caxumba. Obtidos com vírus vivo atenuado desenvolvido no embrião de galinha, mas esta vacina é contra-indicado em pessoas alérgicas a ovos. A vacina deve ser administrada pela primeira vez após 15 meses de nascimento, juntamente com o sarampo e rubéola, por isso é conhecida como a vacina MMR. Qual é o tratamento? Como em quase todas as doenças causadas por vírus, não há tratamento específico contra o vírus, mas é realizado o alívio dos sintomas da doença. Assim, fazemos o controle do paciente à febre. É importante garantir uma ingestão de líquidos em abundância.

Especialistas em Caxumba

Encontre os melhores especialistas para tratar Caxumba nas seguintes áreas: