Câncer do endométrio
Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Câncer do endométrio. Consulte especialistas qualificados em .
Câncer do Endométrio
O que é?
O câncer do endométrio é um tipo de neoplasia maligna que se origina na camada interna do útero, conhecida como endométrio. Esse tipo de câncer é o mais comum entre os tumores que afetam o sistema reprodutor feminino. Ele se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células endometriais, podendo resultar na formação de tumores. Geralmente, o câncer do endométrio atinge mulheres após a menopausa, mas também pode ocorrer em mulheres mais jovens que estejam na fase de reprodução.
Sintomas
Os sinais e sintomas do câncer do endométrio podem variar, mas os mais comuns incluem:
- Sangramento vaginal anormal: sangramento persistente ou excessivo fora do período menstrual ou após a menopausa.
- Dor pélvica: desconforto ou dor localizada na região inferior do abdômen.
- Perda de peso inexplicável: redução de peso sem motivo aparente ou mudança na dieta ou atividade física.
- Fadiga: cansaço contínuo e sem causa aparente.
- Mudanças nos hábitos urinários ou intestinais: alterações inesperadas na frequência ou na forma como se urina ou evacua.
É importante buscar orientação médica ao identificar qualquer um desses sintomas, pois o diagnóstico precoce melhora significativamente as chances de tratamento exitoso.
Tratamentos
O tratamento do câncer do endométrio é multi-fatorial e depende do estágio da doença, saúde geral da paciente e suas preferências pessoais. As opções mais comuns incluem:
- Cirurgia: a histerectomia, com ou sem remoção dos ovários e trompas de falópio, é o tratamento primário para a maioria dos casos.
- Radioterapia: utilizada para destruir células cancerosas remanescentes após a cirurgia ou como tratamento primário quando a cirurgia não é uma opção.
- Quimioterapia: empregada para tratar cânceres que se espalharam além do útero ou para controlar recidivas.
- Terapia hormonal: pode ser uma opção para mulheres com cânceres que apresentam receptores hormonais.
A escolha do tratamento deve ser feita em conjunto com o oncologista, levando em consideração as características específicas de cada caso.
Prevenção
Embora não haja uma maneira infalível de prevenir o câncer do endométrio, algumas medidas podem reduzir o risco:
- Manter um peso corporal saudável: uma dieta equilibrada e atividade física regular ajudam a controlar o peso corporal.
- Usar métodos contraceptivos hormonais: por exemplo, pílulas anticoncepcionais podem diminuir o risco desse tipo de câncer.
- Acompanhar tratamentos para Síndrome dos Ovários Policísticos: a gestão adequada dessa condição pode ajudar a prevenir alterações endometriais.
- Realizar consultas ginecológicas regulares: para acompanhamento da saúde uterina e detecção precoce de alterações suspeitas.
Referências
- Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Orientações para prevenção e cuidados do câncer do endométrio.
- Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Diretrizes sobre o manejo do câncer do endométrio.
- American Cancer Society. Endometrial Cancer Prevention and Early Detection.