A semana Pan-Americana de Vacinação deste ano vai do dia
21 a 28 de abril. Essa é uma ação promovida pela Opas/OMS em parceria com ministérios da Saúde de países das três Américas e organismos internacionais.
Nela consiste uma programação intensa de imunizações contra doenças como sarampo, poliomielite e febre amarela na América do Sul, Central, do Norte e Caribe.
No Brasil serão oferecidas diversas vacinas do calendário básico. Como todos nós já sabemos, é melhor prevenir do que remediar, certo? Então vamos aproveitar essa semana e colocar a carteira de vacinação em dia. Todos estão convidados, adultos e crianças.
Sobre as vacinas:As vacinas provocam um estímulo à produção de anticorpos, assim esses anticorpos atuam na defesa do nosso organismo contra vírus e bactérias. Assim não protege somente quem está vacinado, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas forem protegidas, menor será a chance de qualquer uma delas - vacinada ou não - ficar doente. Além disso, algumas doenças que são prevenidas por vacina podem ser erradicadas por completo.
No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e algumas outras podem ser encontradas em clínicas particulares. Todos devem ficar atentos aos calendários básicos de vacinação.
Abaixo você pode ver o calendário básico de vacinação das crianças:
Orientações importantes para a vacinação da criança: (1) A primeira dose da vacina contra ahepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vidado recém-nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, comintervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeirapara a terceira dose.
(2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses deidade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana(DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.
(3) É possível administar a primeira dose da Vacina Oral deRotavírus Humano a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a14 semanas de vida).
(4) Épossível administrar a segunda dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partirde 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). Ointervalo mínimo preconizado entre a primeira e a segunda dose é de 4 semanas.
(5) Avacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos 09 mesesde idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO,MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípiosdos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (algunsmunicípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinarcontra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem.
Fonte: http://atituderimacomsaude.com.br/cmi/pagina.aspx?233,1,235 e http://www.soperj.org.br