De acordo com um estudo apresentado esta semana na Conferência Internacional de AIDS em Vienna, um gel vaginal pode diminuir em mais de 50% o risco de infecção pelo vírus HIV, se aplicado consistentemente antes e depois do ato sexual.
O gel contém “tenovir”, uma droga usada no tratamento da Aids.
Segundo Dr. Salim S. Abdool Karim, co-autor da pesquisa, se a população geral usasse o gel da mesma maneira como se foi observado no estudo, o gel poderia evitar 1,3 milhões de infecções nos próximos 20 anos.
Os resultados são bastante animadores porém o Gel ainda precisa ser mais estudado e passar pelo processo de aprovação. É esperado que o produto só estará disponível no mercado em 1 ou 2 anos.
Mulheres representam a maioria dos novos casos de infecção por HIV no mundo todo e com isso existe a necessidade urgente de um método para que elas possam proteger-se da infecção. O estudo também constatou que os microbicidas reduziu significantemente o risco de transmissão do herpes genital [HSV-2], que é mais um facilitador da transmissão do HIV.
Se você está preocupado com a possibilidade de ter contraido uma doença infecciosa procure um médico agora mesmo. No
Help Saúde você encontra um profissional perto de você.
Fonte: HealthDay.com