O dia azulEm 2007, a
International Diabetes Federation lançou a idéia de iluminar de azul, monumentos em várias cidades do mundo, para chamar a atenção para o tratamento da diabetes.
Qual o tema para 2011?A Sociedade Brasileira de
Diabetes, através de pesquisa no site, listou os 5 temas propostos pelo International Diabetes Federation, e deixou que o público escolhesse o que mais se adequasse com a realidade brasileira. Foram escolhidos os dois temas abaixo:
•
O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos• O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.O círculo azulA campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes, liderada pela IDF, procurou escolher um ícone simples, que pudesse ser desenhado inclusive por uma criança. Assim, o símbolo adotado foi o círculo azul.
O círculo simboliza a vida, a mãe terra e a saúde em várias culturas. Nesta campanha ele simboliza a união, em prol da campanha. O azul é a cor do céu e também da bandeira da ONU, que também representa a união entre os países.
O diabetesO diabetes do tipo 2 apresentou um grande crescimento no número de casos. Em 1985, eram 30 milhões de doentes. Em 1995 esse número saltou para mais de 150 milhões, e estima-se que hoje já supere os 250 milhões. Se nada for feito, e continuar nesse ritmo de crescimento, em 2025 chegará aos 380 milhões de doentes.
EstatísticasCerca de metade dos portadores de diabetes desconhecem estar doentes. Nos países em desenvolvimento, esse índice chega a 80%.
Exercícios e dieta balanceada podem prevenir até 80% dos casos de diabetes tipo 2, segundo estudos.
Quem tem diabetes do tipo 2 tem o dobro de chances de ter um ataque cardíaco.
A cada ano, 7 milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvem o diabetes.
Fonte:
Editoria HelpSaúde.
Quer fazer parte do nosso blog? Envie um artigo para [email protected].