
Pesquisa feita nos Estados Unidos descobre que 75% das crianças consomem cafeína diariamente, principalmente através de refrigerantes. O perigo está em esta substância ser uma droga estimulante que atua no sistema nervoso central alterando o metabolismo. Então quanto mais cafeína, menos eles dormem.
A pesquisa feita pela University of Nebraska Medical Center avaliou hábitos alimentares de 200 crianças entre 5 e 12 anos. Os pequenos de 8 a 12 anos consumiam em média 109 miligramas de cafeína diariamente, o que equivale a mais de uma xícara de café (100 miligramas). Apesar das crianças menores ingerirem menos, algumas com 5 anos já tomavam uma lata de refrigerante por dia.
Segundo o Journal of Pediatrics, embora a cafeína seja diurética o seu consumo não acarreta na enurese noturna. O que os pais devem realmente se preocupar são com os efeitos desta droga no organismo. Ela afeta no sono e no funcionamento diário do corpo. Em excesso a cafeína pode causar: agitação, nervosismo, dor de estômago, dores de cabeça, dificuldade de concentração, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial.
Para maiores informações sobre os efeitos da cafeína na infância não deixe de consultar um
pediatra.
Fonte:
HealthDay