O número de adolescentes americanos que tiveram alguma perda de audição aumentou em 30% de 1998 até 2006. Segundo estudo feito nos Estados Unidos, onde 2.928 adolescentes foram pesquisados, constatou-se que 1 em cada 5 adolescentes sofreram alguma perda auditiva.
O principal motivo pode ser justificado pelo estilo de vida e os hábitos destes adolescentes, que em sua grande parte estão associados ao excesso do uso de MP3 e aparelhos musicais portáteis.
O crescimento da perda auditiva pelo uso de mp3 e dispositivos eletrônicos não é significativo se comparado ao histórico de perdas devido às infecções auditivas, ou à constante exposição a ruídos muito altos. De qualquer forma, as razões deste crescimento ainda não são todas bem
definidas, mas, sabe-se que os dispositivos de musicas portáteis são os maiores “colaboradores” para tal. “Horas ouvindo um volume muito alto prejudica muito a audição.”, relatou um dos pesquisadores.
O que assusta é a tendência nos dias atuais. Porque uma vez que a juventude está cada vez mais
inserida neste meio, com o passar do tempo a perda auditiva causada por esses aparelhos tende a
se tornar ainda mais significativa.
Kileny, um dos principais responsáveis pelo estudo, sugere que as pessoas ajustem o volume para um nível adequado. Uma boa dica para adequar o som é testar se é possível ouvir música e conversar com outra pessoa ao mesmo tempo.
Se você tem problemas de audição, consulte um
especialista agora mesmo.